Robôs Pessoais São máquinas automatizadas cuja operação não está no campo da indústria, mas em serviços domésticos ou em ambientes comerciais como: restaurantes, escritórios, lojas, etc.
Embora exista um mercado em potencial para robôs pessoais, não está se dedicando o esforço necessário nesta área devido a alguns fatores :
- este tipo de robô teria um alto custo devido a complexidade;
- desempenho restrito em relação aos robôs industriais;
- o fator segurança é mais crítico devido a proximidade com pessoas;
- o robô pessoal teria problemas de precisão devido a sua necessidade de mobilidade. Só um robô inteligente capaz de sensoriar o meio poderia superar tais problemas.
Diversas fábricas estão projetando robôs para tarefas domésticas úteis, ou simplesmente como brinquedos. Entre eles está o Hero1 e o Androbot, que estão disponíveis no mercado há algum tempo, e podem ser os precursores de modelos mais sofisticados
O Hero1, fabricado pela Heatch Company, está disponível montado ou num kit. Foi projetado como um professor assistente e como entretenimento. Pode mover-se por uma sala através de comando computadorizado. Possui um braço articulado que pode pegar objetos pequenos, sensor ultrasônico, detetor de sons e sintetizador de voz . Mede aproximadamente 60 cm.
O Androbot foi projetado pela Nolan Bushell, uma das empresas da Atary Company. Chamado de "BOB" (Brain On Board), também possui controle computadorizado e sintetizador de voz. Possui três microprocessadores 8088 e é montado sobre rodas que permitem mobilidade. Mede 97 cm de altura e 60 cm de diâmetro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário