sexta-feira, 22 de março de 2013

Sistema projeta trajetória da bola para ajudar jogador de sinuca



Dois estudantes portugueses criaram uma ferramenta simples que promete dar uma mãozinha para quem precisa de ajuda na sinuca: eles bolaram um sistema que calcula a trajetória da bola de acordo com a posição do taco, tentando prever como terminará a jogada. Um vídeo que mostra o sistema em ação virou hit no YouTube, contabilizando mais de 1,3 milhão de acessos em menos de três semanas.
"A trajetória da bola é calculada através da detecção das bolas e do taco. Extraímos essa informação da imagem e usamos as leis físicas conhecidas para prever a trajetória, não contabilizando efeitos, pelo menos por agora", afirmou ao Terra o estudante de Mestrado da em Engenharia Elétrica e Eletrónica da Universidade do Algarve, Ricardo Alves, 21 anos. O projeto foi desenvolvido ao lado do colega Luis Sousa, 23 anos, para a disciplina de Visão Computacional.
Para que o sistema, chamado de Pool Live Aid, funcione, basta um projetor e uma webcam localizados acima da mesa e ligados a um computador. Esse sistema localiza a posição da bola, o ângulo do taco e os limites da mesa para fazer o cálculo da trajetória, que é projetada na mesa para guiar o jogador. Segundo os estudantes, a ideia era criar um sistema em que os custos fossem o mais baixo possível. O projeto, no entanto, ainda está inacabado, afirma o estudante português. "A ideia era implementar algumas funcionalidades. Queríamos implementar menus de realidade aumentada, permitindo ao utilizador mais experiente poder também usufruir do sistema, conseguindo melhorar jogadas e perceber melhor onde falhou", disse Ricardo.
Eles trabalham ainda para resolver alguns erros relacionados à trajetória da bola. "Se, por exemplo, uma bola for detectada dois pixels para o lado, a tabela outros dois e o taco outros dois, o erro acaba por se propagar ao longo da trajetória", disse.
O trabalho, que começou apenas como um projeto acadêmico, pode se tornar comercial, tamanho o sucesso que fez na internet. "Inicialmente, nós não estávamos pensando em comercializar o nosso projeto. Devido ao feedback que tivemos, tudo dependerá do resultado final. Se for ao encontro da expectativa do consumidor final, tentaremos fazer o possível para comercializar", disse o estudante.

domingo, 17 de março de 2013

Pic 16f628A




O PIC é um circuito integrado produzido pela Microchip Technology Inc. , que pertence a categoria dos microcontroladores, ou seja, um componente integrado que em um único dispositivo contem todos os circuitos necessários para realizar um completo sistema digital programável. O pic pode ser visto externamente como um circuito integrado TTL ou CMOS normal, mas internamente dispõe de todos os dispositivos típicos de um sistema microprocessado, ou seja: Uma CPU (Central Processor Unit ou Unidade de Processamento Central) e sua finalidade é interpretar as instruções de programa; Uma memória PROM (Programmable Read Only Memory ou Memória Programável Somente para Leitura) na qual ira memorizar de maneira permanente as instruções do programa; Uma memória RAM (Random Access Memory ou Memória de Acesso Aleatório) utilizada para memorizar as variaveis utilizadas pelo programa; Uma serie de LINHAS de I/O (entrada e saída) para controlar dispositivos externos ou receber pulsos de sensores, chaves, etc.; Uma serie de dispositivos auxiliares ao funcionamento, ou seja, gerador de clock, bus, contador, etc, abaixo você encontra o data sheet do Pic 16F628A.



Circuitos Eletropneumaticos


O termo pneumática é derivado do grego Pneumos ou Pneuma (respiração, sopro) e é definido como a parte da Física que se ocupa da dinâmica e dos fenômenos físicos relacionados com os gases ou vácuos. É também o estudo da conservação da energia pneumática em energia mecânica, através dos respectivos elementos de trabalho. Embora a base da pneumática seja um dos mais velhos conhecimentos da humanidade, foi preciso aguardar o século XIX para que o estudo do seu comportamento e propriedades se tornasse sistemático. Porém, pode-se dizer que somente após o ano de 1950 é que ela foi realmente introduzida no meio industrial. Hoje, o ar comprimido tornou-se indispensável, e nos mais diferentes ramos industriais instalam-se equipamentos pneumáticos, abaixo está o link para baixar alguns circuitos eletropneumáticos.