domingo, 21 de agosto de 2011

Vai começar a olimpíada do conhecimento com 150 participantes

Um número recorde de 150 alunos vai participar de terça-feira até a quinta-feira da 6ª Olimpíada do Conhecimento do Senai. Maior competição de educação profissional de Pernambuco, o evento contará, pelo segundo ano consecutivo, com a participação de estudantes do Senac. A Olimpíada será realizada na Escola Técnica do Senai, no Cabo de Santo Agostinho. A ideia é atrair um público de 15 mil visitantes, sendo 6 mil formado por alunos da rede pública de ensino. A solenidade de abertura está marcada para as 14h. Nos outros dias, o horário de visitação será das 9h às 17h.

Durante os três dias de competição, os alunos vão colocar em prática o que aprenderam nos cursos, participando de provas teóricas e práticas. Os competidores são submetidos a seis horas de provas modularizadas. Os alunos das dez escolas do Senai vão disputar em 29 modalidades e os do Sesc, em nove. As categorias vão desde confeitaria, passando por design de moda, confecção de roupas, robótica industrial, mecânica de precisão, mecatrônica, soldagem e tantas outras.

"Os competidores passam o ano inteiro treinando, com acompanhamento quase exclusivo de um professor para participar da disputa. Os dois melhores colocados em cada modalidade vão disputar a etapa nacional da Olimpíada, que será realizada entre os dias 5 e 11 de novembro, em São Paulo", adianta o diretor regional do Senai, Sérgio Gaudêncio Portela. Os alunos selecionados na etapa nacional seguem para a disputa internacional na Word Skill, que acontecerá em Londres, em outubro deste ano, com a participação dos vencedores de dois anos anteriores.

Gaudêncio destaca que o treinamento ostensivo para a disputa melhora o aprendizado dos alunos e impulsiona o processo de formação para atender às necessidades do mercado de trabalho. Os vencedores em cada modalidade serão conhecidos na solenidade de premiação, na sexta-feira (26), e vão receber medalhas de ouro, prata e bronze. Na avaliação da diretora regional do Senac, Lygia Leite, a instituição está aumentando sua participação neste ano. "Em 2010 tivemos quatro modalidades na competição e agora saltamos para nove. Teremos 38 competidores e 25 avaliadores", observa.

A Olimpíada também comporta uma série de eventos paralelos. Um deles é o Inova Senai, onde são apresentados projetos científicos de alunos e professores. Outra iniciativa é a Indústria de Talentos, onde os estudantes poderão ir em busca de estágio e emprego, por meio da participação de empresas e instituições ofertando vagas. Já o Espaço Cidadania oferece serviços de saúde e minicursos gratuitos, como serigrafia, customização de roupas, mostra de ações inclusivas com cadeirantes mecânicos e alunos com Síndrome de Down nas áreas de panificação e confeitaria. Na área de saúde, o Sesi estará presente com o Cozinha Brasil, além de unidade móvel odontológica, escovódromo e teste de glicose.
Fonte: ne10.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário