Durante uma semana, de 28 de novembro a 4 de dezembro, Universidades, Centros de Investigação e empresas vão mostrar os impactos que a robótica tem atualmente na sociedade e virá a ter no futuro.Trata-se da Primeira Semana Europeia de Robótica, que envolve 125 organizações, de 18 países – Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, França, Holanda, Itália, Malta, Noruega, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Sérvia, Suécia, e Suíça.
Em Portugal, a iniciativa é coordenada pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR).Mais de meia centena de eventos, entre os quais visitas guiadas com demonstrações interativas, exposições, concursos, ciclos de cinema e demonstrações em locais públicos, de Norte a Sul do país, vão sublinhar e promover o crescimento da robótica na europa, numa enorme variedade de áreas aplicação.
A Primeira Semana Europeia de Robóticapretende ainda servir de inspiração para estudantes de todas as idades, no sentido de ajudar a criar e construir o seu interesse pela tecnologia e inovação.
De acordo com Jorge Dias, coordenador na iniciativa em Portugal, a robótica assume um papel importante “no aumento da competitividade europeia porque melhora as condições de trabalho na indústria e serviços e para muitos postos de trabalho altera de forma positiva a sua segurança de trabalho. Com um aumento da utilização das tecnologias robóticas também existe surge uma oportunidade de criar novas iniciativas empresariais e postos de trabalho que podem aproveitar os conhecimentos existentes em Portugal em diferentes centros de saber em Portugal e que se dedicam a este domínio tecnológico”.
As instituições participantes na Semana Europeia de Robótica consideram que, nas próximas décadas, iremos encontrar robots e ferramentas com funções robóticas utilizadas em quase todo o lado: “Os Robots irão interagir naturalmente com as pessoas, quer fisicamente quer cognitivamente, com base em processos de comunicação e informação avançados – em todas as áreas da nossa vida. A robótica será o elemento chave para gerirmos os desafios sociais que a Europa está a enfrentar. Desde o envelhecimento da população, à criação e manutenção de empregos, às crescentes ameaças à segurança até à concorrência económica mundial – a robótica é capaz de disponibilizar soluções”.
O mercado dos serviços a utilização de robots tem vindo a aumentar consideravelmente e as previsões de crescimento são otimistas: em 2010, foram vendidos cerca de 13.700 robots para utilização em serviços. Em 2014,cerca de 87.500 novos robots irão estar ao serviço nas áreas da defesa, segurança, gestão e medicina. Também em 2014, a Federação Internacional de robótica prevê que as vendas para o setor privado atinjam mais de 14.4 milhões, maioritariamente no setor doméstico e de entretenimento. Em 2010, aproximadamente 2.2 milhões de robots para serviços foram vendidos para o sector privado –a maioria deles brinquedos e aparelhos de limpeza fonte: World Robotics 2011).
Fonte: http://www.cnoticias.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário