domingo, 31 de julho de 2011

Gaiola de Faraday


Um condutor, quando carregado, tende a espalhar suas cargas uniformemente por toda a sua superfície. Se esse condutor for uma esfera oca, por exemplo, as cargas irão se espalhar pela superfície externa, pois a repulsão entre as cargas fazem com que elas se mantenham o mais longe possível umas das outras. Os efeitos de campo elétrico criados no interior do condutor acabam se anulando, obtendo assim um campo elétrico nulo. O mesmo acontece quando o condutor não está carregado, mas está em uma região que possui um campo elétrico causado por um agente externo. Seu interior fica livre da ação desse campo externo, fica blindado. Esse efeito é conhecido como blindagem eletrostática.  Para provar esse efeito, o físico britânico Michael Faraday fez, em 1836, um experimento para provar os efeitos da blindagem eletrostática. Ele construiu uma gaiola de metal carregada por um gerador eletrostático de alta voltagem e colocou um eletroscópio em seu interior para provar que os efeitos do campo elétrico gerado pela gaiola eram nulos. O próprio Faraday entrou na gaiola para provar que seu interior era seguro. Esse experimento ficou conhecido por “Gaiola de Faraday”. Assim, a blindagem eletrostática também ficou conhecida por gaiola de Faraday e esse efeito é muito utilizado em nosso dia a dia. Como exemplos podemos citar os carros e aviões, que atuam como gaiolas de Faraday, nos protegendo caso sejamos atingidos por uma descarga elétrica, contrariando o pensamento popular de que os pneus do carro é que fazem essa proteção. Construções também são feitas utilizando blindagem eletrostática, a fim de proteger equipamentos eletrônicos. Essa blindagem pode ser vista facilmente, para isso pegue um celular ou um rádio ligado e embrulhe-o em papel alumínio. O alumínio vai agir como a gaiola de Faraday, o celular e o rádio poderão perder o sinal.


APOSTILA ELETROPNEUMATICA

                                               http://www.megaupload.com/?d=B2EBPRKH

Apostilas Redes Industriais

                                                        http://www.megaupload.com/?d=VSMABAF0
                                                     
                                                        http://www.megaupload.com/?d=UHG507Y1 

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Cientistas criam rede molecular “inteligente”


Um importante passo em direção à Inteligência Artificial e ao apocalipse tecnológico foi dado por cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). Uma equipe liderada pelo bioengenheiro Lulu Quian conseguiu criar uma rede neural artificial usando moléculas de DNA, e essa rede conseguiu responder satisfatoriamente a uma brincadeira de perguntas e respostas. Antes da evolução dos cérebros e das redes de neurônios, organismos unicelulares já eram capazes de desenvolver uma forma limitada de inteligência: moléculas interagiam entre elas e levavam esses organismos a buscar comida e evitar toxinas. Isso levou os cientistas a usar as moléculas de DNA como base para os testes. O experimento pode parecer um pouco complicado, mas o site do Discovery Channel traduz: “A eqiupe criou quatro neurônios extremamente simplificados em tubos de teste compostos de 112 cadeias de DNA, com cada cadeia programada com uma sequência específica para interagir com as outras cadeias. A interações resultaram em dados de saída, imitando as ações dos neurônios disparando informações. Para conseguir enxergar o DNA disparando, os cientistas usaram um marcador molecular fluorescente, que acendia quando ativado”. O jogo consistia em uma série de perguntas cujas respostas permitiam identificar um dos quatro cientistas envolvidos no estudo. Foram usadas 27 combinações possíveis de respostas para as perguntas; a rede artificial acertou todas elas. O resultado do experimento foi publicado na revista Nature, no dia 21 de julho.
FONTE: tecnologia.br.msn.com

3 Apostilas de Microcontroladores


Microcontrolador 8051.pdf:  http://www.megaupload.com/?d=CJW20SVF
Apostila  PIC 16F84.pdf:        http://www.megaupload.com/?d=4306LL4W
Mini-Curso De Microcont.     http://www.megaupload.com/?d=4H528CAX

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Robô músico acompanha um humano na guitarra

Fazer música é uma das maiores características de nós, seres humanos. E que tal se robôs pudessem nos acompanhar nas músicas? É com essa ideia que os pesquisadores da Universidade de Kyoto, no Grupo de Robôs Musicais, estão procurando desenvolver e aprimorar. Um dos projetos consiste em um robô que possa acompanhar um violonista humano, enquanto o mesmo toca alguma música. O robô funciona da seguinte maneira: enquanto alguém toca o violão, o robô capta o movimento das mãos e o ritmo do som, para poder entrar no compasso e não desafinar, ou ficar mais rápido ou devagar. Assim, ele emite sons através de um teremim, fazendo o vocal da música que a pessoa estará tocando. No vídeo abaixo você poderá ver um robô cantando Hey Jude, dos Beatles, enquanto o pesquisador a toca no violão. Repare que em cada nota o robô move as mãos no temerim, que emite sons a cada movimento que passe perto da antena do instrumento: Apesar de conseguir determinar qual o ritmo em que a música está sendo tocada e se adequar, os robôs ainda não conseguem distinguir e se adaptar ao tom em que o seu parceiro humano esteja tocando a música, mas os pesquisadores pretendem alcançar essa qualidade em breve. Imagina quando os robôs estiverem bem evoluídos, eles próprios poderão formar uma banda, e pelo jeito não demorará muito para vermos no palco um concerto só de robôs instrumentistas
FONTE: techtudo.com.br

Robôs que parecem pessoas assustam: a causa é um conflito no cérebro

Pesquisadores da Universidade da Califórnia procuraram explicar por que os seres humanos se assustam com robôs de características humanas. A razão é a seguinte: o lapso de tempo entre o momento em que esperamos que eles se movam e o tempo em que esse movimento realmente acontece causa um conflito na parte de nossos cérebros que governa a coordenação motora. Para provar isso, cientistas mostraram a 20 indivíduos, de idades entre 20 e 36 anos, imagens de um robô japonês chamado Repliee Q2, conhecido como o andróide mais realista do mundo, por suas feições perfeitas e movimentos articulados. Para a comparação, também foram mostrados seres humanos realizando as mesmas ações que o andróide. Todas as pesquisas foram realizadas utilizando ressonância magnética e os 20 pesquisados tiveram atividades no córtex parietal durante a experiência. Esta parte do cérebro é responsável por conectar o processamento de nossos movimentos com o modo com que nos relacionamos com estes. O chefe da pesquisa, Ayse Pinar Saygin, e professor-assistente de ciência cognitiva, disse que esse conflito no córtex parietal, causado pelo não reconhecimento do movimento do andróide como “normal”, gera a sensação de desconforto e susto. No entanto, ele acredita que a nova geração provavelmente estará mais acostumada com andróides e se assustará menos.
FONTE: techtudo.com.br


Das telas de cinema para a vida real: canadense cria robô Wall-E


O canadense entusiasta pela robótica, DJ Sures, deu "vida" a um dos personagens mais comentados do mundo da animação dos últimos anos, o robô Wall-E. No cinema, o robô protagoniza o filme homônimo lançado em 2008 pela Pixar e dirigido por Andrew Stanton. Inspirado na animação, DJ Sures resolveu tirar o personagem das telas. Ele criou um robô idêntico ao do filme através de um software de controle chamado EZ-B, alimentado por baterias AA. A criação do canadense possui comando de voz, caminha para todos os lados que você pedir, dança, dorme e ainda reconhece movimentos, cores e rostos através de uma câmera embutida em seus olhos. A estrutura do robô é possível através de um brinquedo de plástico chamado The U-Command Wall-E. Sures criou ainda um joystick sem fio para ajudar o robô, caso ele precise. Veja o vídeo sobre o verdadeiro Wall-E em ‪http://bit.ly/nxy6cn.
FONTE: TERRA



domingo, 24 de julho de 2011

NERDS INVENTAM ROBÔ QUE LUTA COM SABRE DE LUZ



Qual a melhor maneira de combinar a sua “alma” nerd com programação de computadores e Star Wars do que com um robô que pode realmente lutar com um sabre de luz?  Está na hora de você conhecer "JediBot", um robô que pode empunhar uma espada de espuma (ou um sabre de luz, se preferir) e travar um histórico duelo com os humanos pelo comando do império. Ou algo parecido. Ken Oslund, estudante da Universidade de Stanford - onde o robô foi criado -, fala sobre as referências do filme na vida dos colegas que participaram do projeto de desenvolvimento. Nós todos vimos os filmes Star Wars e as cenas de lutas de espadas são as mais divertidas. Nos pareceu então que seria legal projetar uma “verdadeira” luta de espadas contra um adversário computadorizado, assim como nos jogos de videogame. O mundo da robótica tem sido imensamente ajudado pelas ferramentas do Microsoft Kinect, que incluem múltiplas câmeras e sensores de luz infravermelha - o que faz com que a invenção reconheça, analise e interaja com um objeto tridimensional em movimento ou com um ser humano de maneira muito mais simples do que no passado. Com as atualizações tecnológicas da Microsoft recentemente liberadas para o Kinect, a tendência é que aplicações mais úteis e criativas do dispositivo transformem-se em experimentações como o “JediBot”. A equipe de design do robô “guerreiro” foi composta por quatro estudantes de pós-graduação em Stanford. Era o projeto final do curso e foi concluído em apenas três semanas. Para os orientadores, o objetivo de proporcionar uma experiência prática com a manipulação robótica foi totalmente atingido.
  O robô criado consegue executar um conjunto de movimentos de ataque pré-definidos. Quando ele detecta alguma ação perto de seu sabre de luz de espuma, identifica como um adversário e gira as articulações do braço mecânico, sempre recuando e passando para o movimento seguinte, em um espaço de tempo que dura de um a dois segundos. Tim Jenkins, um dos criadores, explica qual foi a maior dificuldade do grupo na montagem, que durou apenas algumas horas.  A mecânica de defesa foi a parte mais difícil, mas as pessoas acabam aproveitando mais o modo de ataque. Na verdade, foi uma espécie de truque e levou apenas algumas horas para codificar. E ao que tudo indica, JediBot poderá fazer ainda mais coisas, conforme o seu software foi atualizado: a ideia é torná-lo cada vez mais interativo na vida cotidiana, com reflexo para pegar uma bebida caindo antes de atingir o solo ou até mesmo um robô lutador de caratê.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Como Imunizar Pen Drive. Adeus Vírus!



1º passo: Formate o pendrive como fat32. Botão direito do mouse sob o ícone do pendrive e clique em “formatar…”
2º passo: Vamos converter ele para NTFS, vá no menu iniciar e clique em executar, digite cmd e aperte enter, na tela do prompt de comando digite: convert (letra da unidade em que o pendrive se encontra), por exemplo:
convert e: /fs:ntfs
3° passo: Abra o meu computador e vai em ferramentas, opções de pasta, modo de exibição, vá com a barra até o final e desmarque as duas últimas opções,
usar compartilhamento simples
usar o assistente de compartilhamento.
4° passo: Crie uma pasta dentro de seu pendrive, nela ficarão todos os seus dados.
5º passo: Agora com o seu pendrive convertido para ntfs aperte com o botão direito na unidade e escolha partilha e segurança
6º passo: Escolha as opções de segurança e repare que tem na caixa de usuários “todos” que está com controle total, marque apenas a opção “ler e executar”, “listar conteudo da pasta” e “ler”.
7° passo: Repita o passo 6 na pasta que foi criada, mas agora permita a todos o controle total. [botão direito na pasta criada dentro do pen drive e ir em opções de segurança mas desta vez marcar o controle total]
Fazendo isso o seu pendrive não vai permitir que sejam gravados e nem executados arquivos pela sua raiz, local onde se alojam os arquivos maliciosos no seu pendrive, porem da pasta que criamos você terá controle total e sem a existencia de vírus.

FONTE: infornews.org

terça-feira, 19 de julho de 2011

Materiais sobre Hidráulica e Pneumática

                                                        http://www.megaupload.com/?d=KS7Q8CKD
                                                        http://www.megaupload.com/?d=BKDV7MTY
                                                        http://www.megaupload.com/?d=JFVLRD6V

Três Ótimas Apostilas que vai ajudar você a Aprimorar e desenvolver a técnica de Comandos Pneumáticos e Hidráulicos; Conhecer os diagramas para a montagem, a busca de defeitos; Conhecer o princípio de funcionamento dos componentes que envolvem um sistema pneumático e um sistema hidráulico, muito interessante e Bons Estudos Galera.

Site lista 10 maneiras de acelerar a inicialização do PC



                                                    http://www.megaupload.com/?d=EZJX2MFE


Fonte: www.gizmodo.com.br

Carro voador pode estar no céu do Reino Unido em cinco anos

O carro voador produzido pela empresa Terrafugion e foi aprovado para uso nos Estados Unidos na semana passada pode estar nos céus do Reino Unido em cinco anos. Especialistas em aviação afirmaram ao Daily Mail que o Transition, carro que vira avião em apenas 30 segundos, pode estar rodando e voando pelo país até 2016, apesar de o veículo ser direcionado principalmente a compradores dos Estados Unidos. O fundador do grupo Virgin, Richard Branson, foi um dos britânicos que achou a ideia "genial". Segundo o Daily Mail, mais de 20 pessoas no país já declararam interesse no veículo, feito de fibra de carbono, com autonomia de voo de mais de 700 km, capacidade para duas pessoas e velocidade máxima de 185 km/h no ar. A Autoridade de Aviação Civil do Reino Unido se mostrou otimista quanto à aprovação para que o Transition entre em funcionamento na Europa depois da aprovação pela Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos. O órgão acredita que a autorização da Agência Europeia de Segurança seria relativamente fácil. "As regras de segurança são muito semelhantes aqui e nos Estados Unidos", afirmou o porta-voz Jonathan Nicholson. O projeto do Transition vem sendo desenvolvido há anos. O carro voador custará em torno de US$ 200 mil (cerca de R$ 360 mil), e a empresa diz que já recebeu 70 encomendas, com os interessados pagando um depósito de US$ 10 mil (cerca de R$ 18 mil). Movido a gasolina comum, o protótipo tem tração nas rodas dianteiras para circular nas ruas e um propulsor para o voo. Quando está em sua configuração como carro, com as asas dobradas, tem um tamanho que permite que seja guardado em uma garagem comum.
FONTE: TERRA

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Como criar um Pendrive de primeiros socorros para o PC


Como criar um Pendrive de primeiros socorros para o PC
Boa parte dos usuários que usa o computador em casa ou no trabalho encara essa ferramenta como um mero eletrodoméstico: não importa o que acontece dentro deles, desde que funcione. Mas, existem ainda aqueles que veem o PC como uma maravilha tecnológica e gostam de esmiuçar suas funcionalidades e saber exatamente o que acontece depois de apertar o botão "Power". Se você se encaixa nesse segundo grupo, certamente já deve ter sido requisitado para salvar o dia de alguém, quando um amigo ou parente se vê em apuros com seu computador que não sai mais da "tela preta" antes de entrar no Windows, ou quando um determinado programa trava sempre que é aberto. Para isso, um pendrive "mágico", com os aplicativos de recuperação para os problemas mais comuns, vai ser um grande aliado. O Baixaki/Tecmundo preparou esse guia que vai ajudar você a selecionar os melhores programas de recuperação, equipando você para ser um verdadeiro "paramédico high-tech".
Acesse o site  Abaixo para ler a reportagem completa no Tecmundo.

domingo, 17 de julho de 2011

ESTÁGIO NA VOLKSWAGEN


Estão abertas as inscrições para o programa de estágio na Volkswagen para 2012. Podem se inscrever estudantes de cursos técnicos - que sejam concluídos no próximo ano - e universitários para vagas na unidade de São Bernardo nas áreas de Administração, Informática, Mecânica, Mecatrônica e Química. Os interessados devem acessar www.vw.com.br/estagio2012 Os selecionados passarão por teste on-line de inglês  e raciocínio lógico antes de seguir para a próxima etapa. Se aprovados, receberão bolsa-auxílio, transporte, seguro de vida, alimentação e desconto na compra de veículo OK.
FONTE: DIÁRIO DO GRANDE ABC


A P O S T I L A DE TRANSFORMADORES


O Transformador é um dispositivo que tem por finalidade receber a energia elétrica da alimentação, transformá-la e entregá-la ao circuito consumidor. Constitui em um enrolamento primário, um secundário e um núcleo de ferro. A corrente alternada apresenta certas vantagens sobre a corrente contínua, como fonte de energia. A maior vantagem da CA está no fato de podermos elevar ou baixar a tensão, usando transformadores, nesta excelente apostila acima você vai aprender ainda mais sobre essa transformação de energia com o uso desse importante dispositivo.



A P O S T I L A DE COMANDO E MOTORES ELÉTRICOS

http://www.megaupload.com/?d=A8XSNHDZ

Motores elétricos estão por toda parte! Em sua casa, praticamente tudo que se move devido à eletricidade usa um motor elétrico CA (corrente alternada) ou CC (corrente contínua). Entender como funciona um motor elétrico ajuda a aprender muito sobre ímãs, eletroímãs e eletricidade em geral. Esta apostila mostra como os motores elétricos funcionam. Isso tudo combinado com seus comandos elétricos para enriquecer ainda mais todo o seu conhecimento.





Apostila de Programação em Java


Java é uma linguagem de programação orientada a objetos, desenvolvida por uma pequena equipe de pessoas na Sun Microsystems. Inicialmente elaborada para ser a linguagem-base de projetos de software para produtos eletrônicos, Java é uma linguagem de alto nível, com sintaxe extremamente similar à do C++, e com diversas características herdadas de outras linguagens, como Smalltalk e Modula-3. É antes de tudo uma linguagem simples (é mesmo!), fortemente tipada, independente de arquitetura, robusta, segura, extensível, bem estruturada, distribuída, multithreaded e com garbage collection. Java é muito parecida com C++, mas muito mais simples. Java não possui sobrecarga de operadores, structs, unions, aritmética de ponteiros, herança múltipla, arquivos. h, diretivas de pré-processamento e a memória alocada dinamicamente é gerenciada pela própria linguagem, que usa algoritmos de garbage collection para deslocar regiões de memória que não estão mais em uso, na apostila acima voces irão aprender mais sobre esse grande universo que é Java.

sábado, 16 de julho de 2011

Apostila de Microcontroladores PIC


                                               http://www.megaupload.com/?d=KFVLB0FU
Os Microcontroladores são chips inteligentes, que tem um processador, pinos de entradas/saídas e memória. Através da programação dos Microcontroladores podemos controlar suas saídas, tendo como referencia as entradas ou um programa interno. O que diferencia os diversos tipos de microcontroladores são as quantidades de memória interna (programa e dados), velocidade de processamento, quantidade de pinos de entrada/saída (I/O), alimentação, periféricos, arquitetura e set de instruções.

Robôs campeões dão espetáculo em exposição no Rio de Janeiro


Em meio às discussões sobre robótica no Brasil promovida pelo Clube de Engenharia na tarde quinta-feira, a exposição Robótica no Brasil chamou a atenção. Entre os estande mais visitados estavam o dos robôs lutadores e os de inspeção de dutos de petróleo. Os robôs lutadores são resultados de Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.  Liderados pelo professor de Engenharia Mecânica, Marco Antônio Meggiolaro, 38 , a equipe "Riobots", formada por alunos, compete em lutas desde 2003, e no currículo possuem medalhas nacionais e internacionais graças à família que criaram e que deram o nome de "Touro". Com Touro, a equipe conquistou a atual medalha de ouro da "Robo Game 2011", competição realizada na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos. O Robô campeão parece um touro de verdade, pesa 54,4kg, e sua estrutura com 20mm de alumínio aeronáutico 7050 e armadura de titânio faz dele o competidor mais robusto da atualidade. Segundo seus criadores, foi dado depois do que ele fez ao seu oponente em uma luta, semelhante a uma tourada, o robô arremessa seu adversário para cima, desestabilizando o oponente com a queda, podendo arremessar um outro robô até três vezes a sua capacidade. "O Touro é o principal robô de Combate Middleweight da nossa equipe, às vezes quando ele está na arena, parece que sofremos juntos quando leva um golpe, mas quando vem a vitória, vamos ao delírio. São três minutos que decidem o trabalho de pesquisa de um ano", conta Rodrigo Nogueira, 21, aluno do 7º período de Engenharia de Controle e Automação da PUC-RJ. Para quem pensa que robótica não é uma área para mulheres atuarem, a estudante de Engenharia Mecânica da PUCRJ Aline Wilm, de 17, da equipe RioBotz, desmistifica o assunto: "somos minoria nessa área, mas o que vale é o nosso esforço, quando eu entrei no laboratório adorei tudo, fiquei apaixonada. Adoro a dinâmica de uma luta, a construção do Robô, a sua manutenção, nisso tudo coloco em pratica o que aprendo em sala de aula. O que vale em qualquer área é dedicação, o interesse que se coloca no projeto", afirma ao Terra. Outros robôs que também chamam a atenção são o da Série PIPE, produzida pela empresa de Engenharia Subsin, equipamentos que operam em diferentes diâmetros internos e realizam inspeção visual do interior de dutos, principalmente na área de petróleo e gás. A inspeção realizada através de robôs móveis tem por objetivo aumentar a qualidade e confiabilidade da inspeção. A partir de uma informação mais precisa dos defeitos existentes na estrutura, a empresa realiza análises. "Nossos robôs são para qualquer tipo de inspeção, em dutos, poços de petróleo, nosso foco é óleo e gás. Hoje as empresas querem garantir a integridade dos seus equipamentos e também do seu pessoal, em muitas situações é inviável se mandar um humano realizar tal processo, algo que é resolvido ao se utilizar uma de nossas máquinas, elas fazem todo monitoramento desejado", conta o engenheiro Eduardo Ristow, 31. A exposição da Divisão Técnica de Ciência e Tecnologia do Clube de Engenharia sobre Robótica no Brasil vai até as 19h desta sexta-feira no Clube de Engenharia, localizado na Av. Rio Branco, 124, 22º andar, no Centro do Rio de Janeiro.
Fonte: Terra.




Lvro Elementos de Eletrônica Digital


Este livro aborda os principais elementos utilizados em eletrônica digital e seus sistemas derivados, de uma forma simples e objetiva, com uma linguagem acessível, fundamental para o bom desenvolvimento teórico e prático do assunto dentro da nossa área.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Robô brasileiro detecta larvas de mosquito da malária


O Robô Ambiental Híbrido Chico Mendes, criado pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes), em 2005, já é considerado uma das melhores criações do laboratório de robótica do centro, e uma nova versão dele está sendo desenvolvida. Atualmente, o robô operado por controle remoto faz o monitoramento da região onde está sendo construído um gasoduto na Amazônia, e entre suas habilidades está a capacidade de detectar a presença de larvas do mosquito da malária.
O Robô atual tem quatro rodas e pode se movimentar na água, na terra ou em pântanos. Agora, os pesquisadores estão trabalhando em uma versão que possa ser operado por uma pessoa em seu interior. "A nossa ideia é fazer um robô que tenha espaço para uma pessoa dentro", disse na quinta-feira o pesquisador do Cenpes, Ney Robinson Salvi dos Reis. Ele participou do seminário sobre inovação tecnológica brasileira na indústria de robôs, promovido pelo Clube de Engenharia, no Rio de Janeiro.
Os Pesquisadores do Cenpes estão trabalhando nessa modalidade do robô ambiental há cinco anos. A previsão é de mais dois anos para a produção em pequena escala. O Laboratório de Robótica do Cenpes está preparando ainda projetos para exploração de petróleo em águas profundas e ultraprofundas, visando ao pré-sal. Ney Robinson Reis disse que o Brasil tem todas as condições de desenvolver projetos na área de robótica, "seja para o pré-sal, seja para a Amazônia. Para qualquer coisa. É só a gente ter uma política de investimentos de médio e longo prazo".
FONTE: TERRA

Robô que fala como humano é apresentado em exposição no Japão


Numa exposição de robôs na ultima quarta-feira (13) em Tóquio, Japão, o professor da Universidade de Kagawa, Hideyuki Sawada, exibe seu robô que fala e canta. O equipamento é controlado por motores que reproduzem os movimentos de órgãos como cordas vocais, trato vocal e ainda possui uma cavidade nasal para gerar vozes como a vocalização humana. O robô foi desenvolvido para o treinamento de voz das pessoas com deficiência auditiva (Foto: Yoshikazu Tsuno/AFP)
FONTE: G1

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Feira Apresenta Andróides criados para entrar em Usinas Nucleares com alta Radiatividade

Cerca de 300 empresas participam a partir desta quarta-feira (13) da feira Robotech, em Tóquio, uma das maiores do mundo em seu setor e que apresenta nesta edição dispositivos robóticos para fornecer soluções perante a grave situação do Japão após a catástrofe de 11 de março. A feira, que irá até a próxima sexta-feira (15), mostra os últimos avanços em sistemas microeletromecânicos (MEMS), robôs e nanotecnologia aplicados à eficiência energética, medicina, conservação do meio ambiente e melhora do desenvolvimento industrial e agrícola das zonas afetadas pelo terremoto seguido por tsunami no dia 11 de março.
Pelo pavilhão da Robotech desfilam androides criados para entrar em usinas nucleares com alta radiatividade, protótipos de "serpentes" robóticas subaquáticas de resgate dotadas de câmeras, sistemas para esterilizar salas e evitar a contaminação mediante nanotecnologia e "aranhas" mecânicas para trabalhos agrícolas.
O evento, entre a ficção científica e a realidade, aposta na eficiência energética, com protótipos de roupa com células solares capazes de carregar telefones celulares e sensores para administrar a temperatura de uma sala a partir da monitoração das pessoas que estejam nela. A atual edição da Robotech também se dedicada à aplicação da tecnologia em trabalhos de assistência social, tarefas domésticas e atividades de lazer.
Assim, podem ser vistos robôs com forma de pequenos veículos para deficientes físicos, protótipos para assistência doméstica e sensores ópticos para traduzir o movimento e evitar, por exemplo, acidentes de trânsito. Diante do alto índice de envelhecimento da população japonesa, o governo do país estima que nos próximos 25 anos o mercado dos robôs dedicados a tarefas de assistência a indivíduos alcançará o equivalente a R$ 97,6 bilhões (4,9 trilhões de ienes).
FONTE: R7

terça-feira, 12 de julho de 2011

Robô Espacial Treina para Reabastecer Satélites

Com o Fim Iminente do Programa de ônibus espaciais, o governo dos Estados Unidos pretende estimular o desenvolvimento do transporte espacial privado, e também lançar as bases para um novo setor destinado à manutenção de satélites em órbita.  A Missão Robótica de Reabastecimento, que viaja a bordo do ônibus espacial Atlantis, usará o robô Dextre, da Estação Espacial Internacional, para testar ferramentas de reabastecimento e reparo de satélites já existentes - e que não foram projetados para serem reaproveitados. Chris Ferguson, comandante do Atlantis, falou a jornalistas antes da decolagem sobre o uso de robôs Eu comparo isso a um brinquedo da Fisher-Price para um robô, e não digo isso no sentido negativo. Ferguson e seus três colegas chegaram no último domingo (10) à Estação Espacial Internacional, onde entregaram alimentos, roupas e outros mantimentos suficientes para um ano. Essa é a 135ª e última missão de um ônibus espacial, num programa que durou 30 anos e terminou por causa dos custos elevados. A Missão Robótica de Reabastecimento, com equipamentos de R$ 35,7 milhões (US$ 22,6 milhões), deve ser instalada no exterior da estação durante uma caminhada espacial de 6,5 horas nesta terça-feira (12).
FONTE: R7

Livro Automação Industrial

    
Automação Industrial é o Conjunto das técnicas e dos sistemas de produção Fabril baseado em máquinas com capacidade de executar tarefas previamente executadas pelo homem e de controlar seqüências de operações sem a intervenção humana; Baseado em aparelhos programáveis, a automação industrial tem capacidade de operar quase independentemente do controle humano (como acontece nos domínios das telecomunicações, da aeronáutica e da astronáutica).


                                                             http://www.megaupload.com/?d=AVHDUIKQ
                                                                                 

Roupa Robótica dá “Superforça” para Homem Comum

Japonês Seiji Uchida, de 49 anos, que tem o corpo paralisado da cintura para baixo em razão de um acidente de automóvel que aconteceu há 28 anos, está realizando uma aventura na França. Nesta terça-feira (5/7), ele passeou pelo monte Saint-Michel, no noroeste do país, sendo carregado por um homem que usava uma “roupa de robô” para ganhar forças. A roupa robótica, chamada HAL, funciona com bateria e detecta impulsos musculares para antecipar e dar suporte aos movimentos da pessoa que está usando. A roupa é colocada nas costas, braços e pernas do usuário e consegue detectar sinais cerebrais que são enviados aos músculos. Com isso, a máquina aumenta o poder muscular da pessoa e permite que ela carregue uma carga de até 200 kg. O equipamento foi desenvolvido para ajudar idosos com dificuldades de movimentação e também para uso em hospitais, para transporte dessas pessoas.
Fonte: R7

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Copa do Mundo de futebol de robôs premia equipes na Turquia

Robôs foram colocados à prova em Istambul, na Turquia, na RoboCup, ou Copa do Mundo de futebol de robôs, reunindo engenheiros de 40 países. Cetin Mericli, um dos organizadores da Copa do Mundo de Robôs de 2011 conta que o evento reuniu 1.500 máquinas que se enfrentaram em jogos de futebol. O torneio conta com times de robôs humanoides que têm pernas e braços, e robôs com rodinhas. Cada um enfrenta um problema diferente em campo em um ambiente muito dinâmico. O organizador afirma que cada um dos robôs jogadores muda de posição o tempo todo em campo. Ninguém fica sabendo antecipadamente as intenções do jogador rival, o que, em termos de robótica, é um problema muito difícil de resolver. E todos os robôs são autônomos, ou seja, jogam com a própria inteligência. Os participantes programam o robô e simplesmente soltam as máquinas em campo para participarem do jogo. Thomas Rofer, vencedor na categoria de robôs de plataforma-padrão, disse que cada robô que projetou é um sistema autônomo, com um computador, câmeras, e outros sensores. O robô percebe o campo de futebol pela câmera, detectando as traves, as linhas de campo, os outros jogadores e a bola. Ele então constrói um modelo a partir do que percebeu e começa a jogar. As regras da Copa do Mundo são inspiradas pelas regras da Fifa, mas, como os jogadores são máquinas, o regulamento foi adaptado. Por exemplo: os robôs que empurram demais recebem punições mais severas, já que as máquinas são mais frágeis do que os humanos. Stephen McGill, do time vencedor na categoria humanoide, explica que os robôs têm uma webcam, como a de computadores comuns, que processa todas as cores que vê e determina onde estão as linhas e a bola. Eles estão conectados a uma rede Wi-Fi e se comunicam entre si. Como se um robô falasse para outro: estou mais perto da bola, vou chutar e você faz a defesa. A ideia é usar estes robôs cada vez mais para executarem tarefas que os humanos não querem fazer: tarefas perigosas demais ou sujas demais. Os robôs poderiam ser enviados a áreas onde existem escadas altas, ou áreas estreitas demais. Os organizadores da Copa do Mundo de Robôs até já arriscam dizer que, daqui a dez anos, vão existir tantos robôs trabalhando, que as pessoas nem vão conseguir contá-los e eles vão começar a fazer parte de nossas vidas. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.
FONTE:R7

domingo, 10 de julho de 2011

APOSTILA DE AUTOCAD 2010

Com o Avanço no uso de Computadores, fazer Desenhos Técnicos e ilustrativos se tornou uma tarefa bem mais fácil e de melhor qualidade com os programas de CAD. Por meio deles podemos construir corrigir e agilizar nossos desenhos com bastante facilidade.
Na Mecatrônica é fazer o projeto de uma planta hidráulica ou pneumática. A partir de componentes como válvulas, motores e bombas já prontos, basta fazer a conexão entre estes. O mesmo pode ser dito para um projeto mecânico envolvendo rolamentos, retentores e eixos. Outro motivo para o uso de programas CAD é fazer ilustrações, principalmente em três dimensões. Isto certamente facilita a compreensão de uma peça ou da montagem de um sistema. Por exemplo, um braço de robô pode ser inicialmente, desenhado em duas dimensões para se colocar as cotas ou a identificação de componentes.
Ótima Apostila espero que gostem Bons Estudos.
http://www.megaupload.com/?d=VVG47ZPT
                                                         

MATERIAL DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C


                                                                           download:
PORTUGOL                                                          http://www.megaupload.com/?d=ICERRVLZ
DEV C++                                                               http://www.megaupload.com/?d=34D0PGNM
 COMPILADORES                                               http://www.megaupload.com/?d=G8MS0W8P
LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO                          http://www.megaupload.com/?d=M8JXP224

                                             

quarta-feira, 6 de julho de 2011

CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL

CONTROLADOR LÓGICO PROGRAMÁVEL
Um Controlador lógico programável, conhecido também por sua sigla CLP e pela sigla de expressão inglesa PLC (Programmable logic controller), é um computador especializado, baseado num microprocessador que desenpenha funções de controle através de softwares desenvolvidos pelo usuário (cada CLP tem seu próprio software) controle de diversos tipos e níveis de complexidade. Geralmente as famílias de Controladores Lógicos Programáveis são definidas pela capacidade de processamento de um determinado numero de pontos de Entradas e/ou Saídas (E/S). Controlador Lógico Programável Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é um equipamento eletrônico digital com hardware e software compatíveis com aplicações industriais. Segundo a NEMA (National Electrical Manufacturers Association), é um aparelho eletrônico digital que utiliza uma memória programável para armazenar internamente instruções e para implementar funções específicas, tais como lógica, seqüenciamento, temporização, contagem e aritmética, controlando, por meio de módulos de entradas e saídas, vários tipos de máquinas ou processos. 


SENSORES

                                                                       
Sensores são Dispositivos que respondem a um estímulo físico de maneira específica e mensurável. Alguns sensores respondem com sinal elétrico a um estímulo, isto é, convertem a energia recebida em um sinal elétrico. Nesse caso, podem ser chamados de transdutores. O transdutor converte um tipo de energia em outro. É geralmente composto por um elemento sensor e uma parte que converte a energia proveniente dele em sinal elétrico. O conjunto formado por um transdutor, um condicionador de sinal (amplificador) e um indicador é chamado de sistema de medição. Quando o sinal é disponibilizado não por um indicador, mas na forma de corrente ou tensão já condicionado - (4 a 20) mA ou (0 a 5) V, geralmente - o dispositivo é chamado de transmissor. Entre outras aplicações, os sensores são largamente usados na medicina, indústria e robótica. Como o sinal é uma forma de energia, os sensores podem ser classificados de acordo com o tipo de energia que detectam.
                                              http://www.megaupload.com/?d=3I1A9DP3

domingo, 3 de julho de 2011

ROBÔS ALEMÃES APRENDEM A SER MAIS HUMANOS E ADEREM ÀS TAREFAS DOMÉSTICAS

Para os Robôs Comuns, jogar xadrez pode ser fácil, se comparado a simples tarefas cotidianas como preparar uma salsicha, mas isso pode estar prestes a mudar graças a um software em desenvolvimento por cientistas na Alemanha.
Pesquisadores da Universidade Técnica de Munique estão usando códigos complexos de computador para ensinar a robôs como aprender com seus erros e realizar atividades que humanos podem fazer com facilidade.
A meta é introduzir capacidades de manipulação, percepção e raciocínio nas máquinas, permitindo que elas aprendam a partir de sua própria experiência. Isso as levaria um novo passo do desenvolvimento da auto-consciência que, até o momento, é exclusiva dos seres humanos.
Michael Beetz, professor da universidade, diz que isso exige que os robôs possam "prever as conseqüências de suas ações antes de executá-las".
Modelos de cálculo e mecanismos de controle programados para agir sobre o hardware estão ajudando o robô TUM-Rosie a entender a natureza e a função da colher de cozinha, enquanto seu "colega" TUM-James usa sensores em tempo real para atividades como a de fatiar um pedaço de pão.
Fonte: R7